2.3.11

Operação anti-plágio


É estranho passar tanto tempo sem vir aqui e voltar com um assunto tão chato. Repugnante, na verdade. Estou falando do plágio, que, por sinal, é crime por roubo de propriedade intelectual.
Algumas amigas minhas descobriram um blog com vários textos nossos, delas e meus. Fiquei com a pulga atrás da orelha e resolvi ir mais funda na operação anti-plágio.
Descobri vários dos meus textos em blogs e fotologs de meninas lindas e super elogiadas pelos “seus” textos belos e criativos.
Disseram-me que eu deveria encarar isso tudo como elogio. Desculpem-me, mas eu não consigo. Se fosse um elogio sincero, os créditos habitaram o seu devido lugar no final do texto, o que não ocorreu.


PROVAS DO CRIME:

Meu:

Plágios:

Cara de pau é pouco para essa daqui, Até o nome dela é o mesmo que o meu:
De onde a "Talita Sousa" tirou as suas boas vindas:


Essa começou certo, mas o final da história é meu.
A parte que me cabe: 


Mais um com o final de minha autoria:
Original:


  • Três textos em um mesmo blog:

  1. Meu: http://bymenina.blogspot.com/2010/05/fragmentos.html

  1. Meu: http://bymenina.blogspot.com/2010/05/triste-fim-de-um-relacionamento-sem.html

  1. Nesse ela teve a decência de pôr os créditos:



Comentários:

                                                      (clique na imagem para ampliar)



Obrigada, meninas, pelos "elogios"! Mas o ar inocente que vocês deram a este crime, não me convenceu, nem comoveu.

29 comentários:

  1. É uma triste coincidência: eu acabo de vir do blog da Tati Pastorello, onde ela fala da mesma pilantragem que lhe fizeram. Tem que botar mesmo a boca no mundo, Talita! Não podemos ser condescendentes com picaretas. Todo o meu apoio. um abraço. paz e bem.

    PS: o blog dela é perguntas em respostas
    http://www.perguntasemresposta.com/
    Dê uma espiada lá para você ver.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente, parece que virou moda plagiar textos alheios. A Camila Paier teve de bloquear o cursor para evitar a cópia dos textos, já que uma garota copiou mais de quarenta posts dela.
    É triste sim, pois quem escreve passa pelo difícil processo de criação, de pensar e repensar um texto até que ele fique agradável aos olhos. Então, feito isso, vem uma pessoa e se apropria do que você disse e do que sentiu. Não é justo e nem honesto.
    Temo pelos nossos escritos e emoções, já que plagiá-las ultimamente se tornou tão fácil e cômodo.

    Um abraço e se precisar de mim para te ajudar a combater essas pragas, conte comigo.

    ResponderExcluir
  3. Oi Talita, como pode. Que raiva dá isso, não é? Eu encontrei por acaso. Imagine quantos não podem estar na mesma situação. Não são apenas palavras que nos roubam, são nossas histórias, nosso jeito de sentir, nossas emoções. Me senti muito mal por isso. Me sinto muito mal por você também. A Elaine Gaspareto (do blog Um pouco de mim) sabe como bloquear, com um script. Ela trabalha arrumando os blogs, mexendo em layouts e nestas coisinhas. Vou pedir para ela fazer o meu. Não resolve, mas dificulta, não é? Por que estes folgados não querem ter o trabalho nem de redigitar o texto.
    Beijos e boa sorte em suas denúncias.
    Tati.

    ResponderExcluir
  4. Oi Talita, como vai??
    Em primeiro lugar, agradeço de coração sua visita e pelo doce comentário.
    Passei pelo mesmo problema que vc em relação à plágios, tive muitos textos 'clonados' e isso é mesmo ruim.... Como a Tati disse ali em cima, são pensamentos, histórias e sentimentos.
    SEMPRE em meu blog, qualquer citação feita, coloco o nome do respectivo autor, já aconteceu de me equivocar com os nomes e trocar depois, mas isso foi o máximo. Seguindo assim, com respeito, é que se vê apenas resultados positivos.

    Espero que não aconteça mais isso com teus textos que são de uma qualidade incrível! Vou linkar seu blog ao meu, espero que continue perto tbm.


    Um beijo!

    ResponderExcluir
  5. Ola Talita!

    Nossa falar em plagio é revoltante, e causa chateação na certa!
    Plagear alguém é deixar claro sua admiração, e claro falta de respeito pelo direitos autorais. Mas admirar alguém nao significa ter que se apossar de algo que não a pertence. Isso é baixo demais.
    No meu cantinho sempre expus textos de autores que mais amo e admiro, e quando conheço algum blogueiro que escreve textos que tbm gosto, peço sua autorização para expor seu texto no meu cantinho. Mas claro sempre dando seus devidos créditos, admirar é isso, ter respeito por quem escreveu aquele texto que tanto gostamos.

    Enfim, infelizmente ainda vamos ver muito disso por ai. Resta-nos fazer como vc, denunciar essas pessoas.

    *
    *

    Obrigada pela visita ao meu cantinho, seja muito bem vinda.
    Eu adorei aqui, e antes que alguma Talita apareça se fazendo passar por vc, vou seguir logo esse cantinho pra não ter erro.

    Tenha uma linda noite minha querida!
    Bjs & abraços!

    ResponderExcluir
  6. Sigo, leio e admiro tua escrita.
    Também já passei por isso, e pra mim é um abuso sem proporção.

    Entrei no Blog da plagiadora Talita Souza e deixei meu recadinho...

    http://tallitasousa.blogspot.com/2011/02/welcome.html?showComment=1299147528613#c7176933261155315847

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pela visita, deixa esses plágios de lado, não deixe que tire este sorriso contagiante... São pessoas sem criatividade que se perdem em seus escritos querendo ser você!
    Estou por aqui também!

    ResponderExcluir
  8. Nossa que assunto chato mesmo, é muito ruim quando copiam agente e não dão os créditos!!
    Mas vim aqui agradecer por estar me seguindo, amei seu cantinho aqui!!! te seguindo também!
    volte sempre, beijo!

    ResponderExcluir
  9. Oi Talita,

    Antes de mais nada, valeu pela visita, e pelos elogios. Fico feliz em ter gostado tanto do Blog. Espero que volte mais vezes.

    Quanto ao post, ainda sou novo nesse mundo blogueiro e não passei por isso. Hoje uma amiga que também tem blog, só que já há algum tempo, me disse que achou textos meus publicados em um blog, mas todos estão com os devidos créditos. Eu nem sabia que acabaria virando marcador no blog de alguém pra falar a verdade, mas beleza, hahahaha... Enfim, espero não passar por esse transtorno todo.

    Se cuida, moça simpática! A foto do perfil e aquela "A menina" provam bem isso. E lógico, volte mais vezes, viu?

    Beijo!

    ResponderExcluir
  10. Esse lance de plágio é uma merda mesmo, sou total anti isso, o que custa colocar os créditos mew.

    ResponderExcluir
  11. Oh obrigada :D
    Também te vou seguir *

    ResponderExcluir
  12. Estou nessa para te ajudar! :) Vamos fazer valer os direitos autorais! Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Plagio é coisa de gente sem personalidade. Horrível =/
    Mais vim aque para agradecer sua presença em meu cantinho .
    Já tinha passado por aqui antes .. Mais ainda não tinha blog. E claro , A - D- O - R- E- I seu blog , cada palavra cheia de sentimento , e fotos lindas . Te seguirei com maior prazer :D
    Beijos princesa!

    ResponderExcluir
  14. Olá Talita, tudo bem?
    Primeira vez que passo no seu blog e achei encantador tudo que encontrei por aqui!
    Pois bem, já peguei-me da mesma situação que você, por muito tempo com um mesma pessoa e até hoje, depois de tudo que eu já tentei fazer para chamar a atenção desse ser desprezível, ela continua plagiando, pegando idéias centrais, distorcendo o que eu escrevo no seu próprio blog. Já chorei por isso, já me deu vontade até de ir atrás desse serzinho inútil e falar umas poucas e boas - ela mora na mesma cidade que eu - mas por enquanto deixei por baixo dos panos pra ver até onde ela é capaz de ir. E o que eu realmente devo fazer. Bom, se puderes me ajudar com algum tipo de informação sobre como encontrar, talvez, mais pessoas que possam estar fazendo o mesmo, só para não correr o risco, seria muito grata.
    Um beijo na alma e não se deixe, jamais, se abater por esse tipo de gente que não tem nem a capacidade de dar os devidos créditos aos reais autores de qualquer poema, texto, que lhes é cabido como pessoa mas não como ser.

    ResponderExcluir
  15. Plágio é uma homenagem que ninguém deveria gostar de receber. Se as pessoas soubessem o valor das palavras, o tempo que leva para colocá-las numa ordem coerente e agradável a leitura.
    É um documento de identidade onde colocamos muito mais do que foto e polegar. Muitas vezes é a solução para problemas dos que leem, conforto, escape.

    Eu confesso que nunca procurei por plágios de meus textos. Temo encontrar algo nesse sentido e não saber como proceder.

    Estava com saudades daqui.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  16. Realmente triste.
    Gostei do teu blog, menina rs.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  17. É tenso quando isso acontece cara, sério. Já entrei em blog de muita gente reclamando disso e eu antigamente tinha a mania chata de copiar as coisas dos outros, mas ainda bem que hoje em dia isso passou e tudo que eu faço e falo é propriedade minha. Eu adorei seu blog :)

    ResponderExcluir
  18. Oi amiga, aconteceu comigo também e fiquei muito chateada. Creio que nossa escrita é particular, e ainda que a pessoa colocasse os devidos créditos! Se alguém ler um texto de nome BASTAVA QUE ELE EXISTISSE, em um blog de nome MEUCANTINHODASPOESIAS.BLOGSPOT.COM, saibam que ele é de minha autoria, e fiquei realmente p...da vida com isso! Espero sua visita com prazer
    gizamai.blogspot.com Abraços

    ResponderExcluir
  19. É bem triste o plágio.
    Você escreve super bem, não deixe que essas pessoas sem dignidade tirem isso de você.
    Enfim, é lindo teu blog.
    Sempre passo por aqui, beijos Talita :*

    ResponderExcluir
  20. Oi (:
    Obrigada por seguir meu blog!
    Também te sigo (:
    beijo :*

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Tá, nem acredito que tu me achou aqui pela blogesfera! hihihihihihi
    ADOREI O TEU BLOG (L)
    e eu acho que vc ta mais do certa de denunciar dessas abestadas! hahahahaha
    Saudades de você, bora pro eread????
    to te seguindo.

    beijo ;*

    ResponderExcluir
  23. Caramba, isso é crime..
    e nossa pra gente que escreve e tem prazer em fazer isso dói tanto né!?

    boa sorte e que com essa postagem pessoas se alertem a cometer tal ato.

    bjs!

    ResponderExcluir
  24. Oi linda, muito obrigada pelos elogios no meu cantinho. Também gostei daqui, volta a escrever, vai?
    Eu sei o quanto é doloroso ver um trabalho seu recebendo autoria de outra pessoa, mas não desiste não.
    A luta contra o plágio vai continuar sempre, todo blogueiro honesto com suas palavras e as palavras dos colegas apóia isso. Já fiz várias denúncias e vou continuar fazendo.
    Tomara que o problema de plágio contra o teu blog seja resolvido, e que algum dia possam haver ferramentas que não permitam que pessoas sem escrúpulos copiem o trabalho alheio.

    Tô com você!
    Beijo

    ResponderExcluir
  25. que isso!!! falta de respeito!
    deixou isso pra lá ou fez alguma coisa?

    um beijo

    ResponderExcluir
  26. Oi, Talita! Tá tudo bem? Vim registar uma queixa: a da sua ausência. Abraço grande. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  27. Talita você muito bem, essas pessoas cometeram crimes, tenho um blog, não sou tão criativa e boa escritora como você, mas também não gostaria que me faltassem com respeito, copiando um trabalho meu que me dediquei, dói muito né?
    Parabéns pela sua atitude, mas volte a escrever por favor precisamos de suas palavras, de seu talento!
    Beijão

    ResponderExcluir
  28. Estou de volta te seguindo!!
    =D

    Bom final de semana!!
    =)

    ResponderExcluir
  29. Tínhamos que fazer algum tipo de campanha para que o Blogger ofereça algum tipo de opçao para a proteçao dos posts. Porque o bloqueio acaba bloqueando toda a página, e as pessoas nao podem ter acesso a nossos links. Poderíamos pensar em começar esta camapanha, que achas? Entra em contato se te interessa e podemos juntar mais pessoas!
    By the way, gostei muito dos teus textos! Sou nova no mundo blogueiro :)
    http://fugicomocirco.blogspot.com

    ResponderExcluir

Fale agora ou cale-se para sempre.